Quase 10 mil carros da Volks são chamados para recall

 

A Volkswagen do Brasil anunciou hoje (27/09) a convocação dos proprietários de 9.776 unidades dos modelos Golf, Jetta e Tiguan Allspace para a substituição das molas da suspensão traseira.

Segundo a montadora, foi constatada a possibilidade de as molas terem sido produzidas fora de conformidade, o que pode provocar a quebra delas, inclusive com o veículo em movimento. Caso a quebra venha a ocorrer, o motorista pode perder o controle do veículo com consequente risco de acidentes, colocando em risco os ocupantes e terceiros.

Os modelos afetados foram fabricados entre 6 de fevereiro de 2015 até 22 de fevereiro de 2019.
A substituição das molas leva pouco mais de uma hora e o agendamento pode ser feito pelo telefone 0800 019 8866. O Caderno Garagem visitou o endereço oficial da montadora – https://vwapps.volkswagen.com.br/Recall – para checar de que forma este importante instrumento de defesa do consumidor está sendo tratado, pois, segundo a legislação vigente, ele deve ser “comunicado de forma mais ampla possível”. O assunto: Comunicado de Recall aparece misturado a outros, abaixo das chamadas principais, que tratam de vendas e divulgação dos produtos da montadora alemã e o consumidor precisa selecionar algum modelo da linha, para checar se há chamamento de recall. Parece pouco.