Compass 2022 muda pouco por fora, mas ganha equipamentos

Novos itens de tecnologia e motor flex T270 fazem parte do pacote do SUV da Jeep

Jeep Compass Limited

O novo SUV Compass já havia surgido na versão que celebra as oito décadas da Jeep, mas hoje (28), a montadora apresentou oficialmente o modelo reestilizado. O otimismo é grande porque, segundo a Stellantis – companhia que detém a marca –, mil unidades da série especial 80 anos se esgotaram em apenas 48 horas de pré-venda.

Desde que começou a ser produzido em Goiana (PE), em 2016, o Compass já vendeu mais de 240.000 unidades no Brasil. A nova geração do utilitário esportivo ganhou mais tecnologia, com direito a itens de condução autônoma e a plataforma Adventure Intelligence. Outro estreante na gama Jeep é o motor turbo flex T270.

Sempre integrado ao câmbio automático de seis velocidades, o T270 entrega 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Com ele, o Compass 2022 completa a aceleração de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e tem bloco de alumínio, termostato elétrico e arrefecimento do óleo do motor, que melhoram a eficiência e reduzem as emissões de gases e o consumo de combustível.

Jeep Compass Limited

Já o motor turbodiesel TD350, de 170 cv e 35,5 kgfm, atende às normas do Proconve L7, previsto para entrar em vigor em janeiro de 2022, reduzindo em 85% as emissões de óxido de nitrogênio. O TD350 faz 10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada. Todas as versões turbodiesel do Compass são equipadas com sistema de tração 4×4 Jeep Active Drive Low e câmbio automático de nove velocidades, com a possibilidade de trocar as marchas pelas aletas no volante.

Jeep Compass Limited

Uma das novidades do Compass é o Jeep Traction Control+, sistema de controle de tração que trabalha quando uma das rodas enfrenta baixa aderência. O recurso aplica torque de frenagem na roda e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda em contato com o piso.

Por fora, as mudanças não são radicais. O Compass renovou para-choque dianteiro, rodas, lanterna traseira e conjunto óptico (incluindo faróis de neblina) com iluminação Full LED. 

Por dentro, ele aprimorou quadro de instrumentos digital e HD de 10,25 polegadas, console central, porta-objetos e central multimídia de até 10,1 polegadas que, por sinal, traz capacidade superior de processamento e armazenamento de dados. Ela tem navegação embarcada de série e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, além de oferecer a plataforma de serviços conectados Adventure Intelligence.

A lista de itens de assistência ao motorista incorpora controle de velocidade adaptativo (ACC), alerta de colisão com frenagem automática, alerta de mudança de faixa, park assist, frenagem de emergência, detector de fadiga do motorista e reconhecimento de placas de velocidade por meio da câmera frontal.

Jeep Compass Limited

Um dispositivo bem útil na hora das compras, quando é comum o motorista estar com as mãos carregadas, é o sensor de presença, que abre a tampa do porta-malas quando o pé é passado por debaixo dele. Para fechar o compartimento, basta repetir o movimento. 

Com preços entre R$ 139.990 e R$ 216.990, o Compass chega às concessionárias nas seguintes versões: 

Sport: motor T270, seis airbags, central multimídia de 8,4 polegadas, faróis Full LED, Traction Control+, Auto Hold, rodas de 17 polegadas, ar-condicionado dual zone, freio de estacionamento eletrônico e três entradas USB.

Longitude: adiciona central multimídia de 10,1 polegadas com os serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence, navegação embarcada, bancos em couro, quadro de instrumentos de sete polegadas e rodas de 18 polegadas. 

Série Especial 80 Anos: motor flex ou diesel, carregador sem fio para celulares, Park Assist, acabamento externo escurecido em tom grafite, interior em Black Piano, revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas.

Limited: quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25 polegadas, monitoramento de ponto cego e banco elétrico do motorista.

Trailhawk: suspensão elevada off-road e seletor de terrenos. 

Série S: teto solar elétrico e panorâmico, frenagem autônoma para pedestres, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença e Adventure Intelligence Plus.