
Os automóveis eletrificados (com propulsão 100% elétrica ou híbrida) ainda custam caro no mercado brasileiro. Mas, quando se faz uma comparação com os carros com motor a combustão, alguns fatores pendem para o lado do veículo movido por bateria.
O principal deles são os valores de manutenção, aproximadamente 30% mais baixos em relação ao carro, digamos, convencional. E isso acontece devido à inexistência de componentes como velas, correias, filtros de combustível e de óleo, engrenagens de câmbio e uma série de peças internas móveis, como bielas, pistões e virabrequim.
Segundo o especialista em tecnologia automotiva, Antonio Azevedo, a tendência é o preço diminuir na medida em que a demanda aumentar e o setor receber incentivos, o que vem acontecendo vagarosamente.
“A cidade de São Paulo, por exemplo, já concede 50% de desconto no pagamento de IPVA de carros até R$150.000”, afirma. “Além disso, ela permite que os elétricos circulem nas ruas todos os dias, livres do rodízio municipal adotado na capital paulista. Esse tipo de incentivo vai se tornar mais comum em alguns anos.”
Com o objetivo de auxiliar na avaliação do custo-benefício para a aquisição e manutenção, listamos os 10 modelos com os preços mais baixos e suas autonomias, divididos entre os totalmente elétricos e híbridos.
Vale ressaltar que, com exceção do Volvo XC 40, híbrido que opera também no modo 100% elétrico, os outros trabalham com dois motores (combustão e elétrico). Assim, a autonomia deles é muito superior.
Elétricos
1º) JAC iEV20 (R$ 159.900)
Autonomia: 400 km
2º) Renault Zoe (R$ 204.990)
Autonomia: 385 km
3º) Chevrolet Bolt (R$ 274 mil)
Autonomia: 416 km
4º) Nissan Leaf (R$ 277.990)
Autonomia: 270 km
5º) JAC iEV330P (R$ 299.900)
Autonomia: 315 km
Híbridos
1º) Toyota Corolla Hybrid (R$142.640)
Autonomia: 786 km
2º) Toyota Prius (R$ 166.490)
Autonomia: 812 km
3º) Toyota RAV4 (R$221.491)
Autonomia: 965 km
4º) Lexus UX 250h (R$238.505)
Autonomia: 804 km
5º) Volvo XC 40 (R$ 235.435)
Autonomia: 44 km (no modo 100% elétrico).