Rolls-Royce está próxima de lançar seu modelo 100% elétrico

Tradicional montadora de veículos de luxo reforçou seu compromisso de apresentar seu modelo “verde” até o fim desta década

Rolls Royce Vision Next 100 - Caderno Garagem

Por meio de um comunicado considerado “enigmático” por muitos, a Rolls-Royce reiterou sua intenção de lançar um veículo totalmente elétrico até o fim desta década. “A Rolls-Royce reflete sobre a herança da propulsão elétrica antes do anúncio histórico”, diz um trecho do anúncio divulgado pela fabricante nesta segunda-feira (27).

Além disso, no mesmo texto, Torsten Muller-Otvos, CEO da empresa, se refere a “um novo futuro elétrico na Rolls-Royce” e também recorda: “Em abril de 1900, nosso fundador, Charles Rolls, fez uma profecia sobre a eletrificação automotiva. Avance 120 anos para quando eu fiz uma promessa pública de que teríamos o primeiro Rolls-Royce totalmente elétrico no mercado na década atual”. O comunicado ainda acrescenta: “Agora, a nossa empresa está embarcando em um empreendimento histórico para criar o primeiro carro superluxuoso desse tipo; isso acontecerá mais cedo do que muitos pensaram ser possível, por meio das incríveis habilidades, experiência, visão e dedicação de nossos engenheiros, designers e especialistas”, conclui.

Charles Rolls - Caderno Garagem
Charles Rolls a bordo do modelo elétrico- Columbia, em 1898

Esse anúncio reforça alguns pontos já conhecidos sobre a estratégia da Casa de Goodwood, como a sua intenção de lançar um elétrico puro a bateria (BEV, na sigla em inglês) antes de 2030, assim como a aposta firme em um modelo desse tipo, ignorando a tecnologia híbrida plug-in. A Rolls-Royce ainda fez questão de recordar sua “herança elétrica”, referindo-se ao início de carreria de Henry Royce como engenheiro elétrico e o fato de Charles Rolls ter adquirido um dos primeiros automóveis movido a eletricidade, que foi importado dos Estados Unidos para o Reino Unido, em 1898.

Vale lembrar ainda que a montadora já fez experiências com eletrificação em seus veículos recentemente. Há dez anos, a empresa britânica exibiu um conceito totalmente elétrico, o 102EX no Salão de Genebra. Segundo comentários da época, foram feitas diversas clínicas particulares com clientes potenciais, mas a Rolls-Royce sempre afirmou que o carro nunca foi destinado à produção em série.

Rolls Royce 102 EX - Caderno Garagem

Rolls Royce 102 EX - Caderno Garagem

Rolls Royce 102 EX - Caderno Garagem

Rolls Royce 102 EX - Caderno Garagem

Já há cinco anos, a Rolls-Royce apresentou o Vision Next 100, um modelo totalmente elétrico de estilo radical projetado para mostrar as tendências futuras em estilo, tecnologia autônoma e materiais de luxo. Esse carro também fez uma turnê por vários países, mas voltou à sede da empresa em 2019 e não houve mais comentários sobre ele, desde então. Será que teremos mais novidades em breve? A imprensa europeia aposta que sim.

Rolls Royce Vision Next 100 - Caderno Garagem

Rolls Royce Vision Next 100 - Caderno Garagem

Rolls Royce Vision Next 100 - Caderno Garagem