Mitsubishi L200 Triton Savana chega à quarta geração

Picape reforça capacidade off-road com equipamentos para encarar as trilhas mais severas

Fabricada no Brasil desde 1998, a picape Mitsubishi L200 Triton expandiu sua presença no mercado brasileiro com algumas versões e séries especiais. Uma delas é a Savana, que entra na quarta geração como modelo 2022 ao preço de R$ 204.990.

Para não perder a identidade off-road, a Savana é equipada com snorkel para transpor trechos alagados de até 70 cm, 16,7% mais em relação à L200 tradicional. Na hora de encarar as trilhas, ela tem ângulos de entrada de 33°, de saída de 24° e de rampa de 29°. A altura livre do solo é de 22 cm.

Um bagageiro com capacidade de carga de 50 kg transporta uma prancha de desencalhe, muito útil para situações de off-road radical. A pintura grafite predomina nos dois para-choques, nas maçanetas, nas capas dos retrovisores e nas rodas de liga leve de 16 polegadas. Os emblemas Savana foram aplicados na traseira e na lateral da caçamba.

Por dentro, o revestimento dos bancos e do acabamento do painel é preto. Os bancos traseiros foram projetados para oferecer ângulo do encosto confortável e contam com sistema Isofix para fixar cadeirinhas infantis.

A Savana vem equipada com o motor 2.4 turbodiesel, de 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque. Segundo a Mitsubishi, a L200 é pioneira entre as picapes médias na utilização de alumínio no motor a diesel, vantagem que reduz o peso do veículo, aumenta o desempenho e gera mais economia de combustível. A turbina variável permite chegar ao torque máximo de forma instantânea e linear, em baixíssimas rotações, o que garante força no fora-de-estrada.

O conjunto mecânico possui o sistema de tração Easy Select, com modos de condução apropriados para cada tipo de terreno: 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, ativados por um seletor no console central. O motorista também pode recorrer ao bloqueio do diferencial do eixo traseiro. Quando as rodas perdem o contato com o solo, em erosões, por exemplo, o veículo é capaz de superar a situação com facilidade a um simples toque no botão.

Os recursos para vencer as trilhas não param ai. O dissipador de água impede que ela seja projetada para o para-brisa nos trechos alegados, mantendo a visibilidade a bordo. Já a suspensão SDS II é dotada de barra estabilizadora expandida e molas helicoidais, que trabalham com os amortecedores hidráulicos.

A tecnologia da L200 Triton Savana é composta por controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e Brake Override System, que monitora os sinais do freio e acelerador. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador, configurando situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total do veículo.