Ford F-150 ganha novo visual e equipamentos

A campeã de vendas das picapes americanas fica mais valente e com mais itens voltados ao trabalho

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Assim como algumas marcas viraram sinônimo do próprio produto – Gillete é igual a lâmina de barbear, Maizena é amido de milho e Bom Bril significa palha de aço – nos Estados Unidos, falou em picape pensou em Ford F-150, que há 43 anos figura como o veículo de trabalho mais vendido do país.

Com ou sem isolamento, ela estreia nova reestilização no mercado norte-americano no último trimestre deste ano. Jim Farley, diretor de operações da Ford, está todo pimpão com o resultado da reformulação. “A F-150 é carro-chefe da marca, garantindo que nossos clientes realizem o seu trabalho e continuem fazendo a diferença nas suas comunidades”, afirma.

Segundo a montadora, a nova F-150 eleva o padrão das picapes grandes, ostentando qualidades como maior capacidade de reboque, carga útil, torque e potência da categoria. E, de quebra, ganhou recursos para aumentar a produtividade, inovações em conectividade e um conjunto híbrido PowerBoost 3.5. É a famosa picape entrando na era da eletrificação.

A força motriz combina o motor EcoBoost e a transmissão automática SelectShift de 10 velocidades com um motor elétrico de 35 kW (47 cv de potência) integrado à transmissão.

A carroceria da Ford F-150 é de liga de alumínio de alta resistência, a mesma empregada em veículos militares. Mas não há reformulação que tire do modelo a aparência forte e arrojada, proporcionada pelo design dos faróis, do capô e dos para-choques musculosos. Também reforçam a valentia os para-lamas dianteiros mais altos, o novo vinco central e os pneus maiores.

Quem não gosta da grade não deve se preocupar. A Ford oferece 11 opções da peça com design diferenciado, mas sem que a F-150 perca sua identidade. Há outras novidades, como lanternas de LED e estribos elétricos de acionamento rápido para ajudar no acesso à caçamba.

Por dentro, a F-150 traz nova tela central de 12 polegadas, que pode ser dividida a fim de facilitar o controle simultâneo de várias funções, como navegação, seleção de músicas e recursos do veículo.

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Por mais que o visual tenha mudado, a famosa picape não perde a vocação para o trabalho. O problema é que os principais elementos são opcionais. Um deles é a bancada “Interior Work Surface”, que a converte em um escritório móvel. Ela é ideal, por exemplo, para acomodar um laptop ou fazer as refeições.

Como muitos clientes preferem o câmbio no console, a Ford criou uma alavanca que se dobra facilmente ao simples toque de um botão, abrindo mais espaço na cabine. Outro item opcional é a superfície que transforma a tampa da caçamba em mesa de trabalho, com réguas integradas, suporte para dispositivo móvel, porta-copo e porta-lápis.

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A F-150 é a única do segmento a oferecer os sistemas de orientação de marcha à ré e de engate de trailer – também como opcionais. O assistente de ré usa as câmeras de alta resolução e gráficos para orientar o motorista na manobra com trailer. O assistente de engate de trailer torna a operação tão fácil quanto girar um botão.

A picape vem de série com a central multimídia Sync 4 que, além das informações personalizadas ​​sob demanda, possui o dobro de poder de computação que a geração anterior e pode se conectar sem fio com Apple CarPlay e Android Auto.

Agrupados no sistema Ford Co-Pilot360 2.0, os dispositivos de segurança ajudam a manter a integridade dos ocupantes da picape, como assistência de pré-colisão com frenagem de emergência e detecção de pedestres, câmera de ré com assistência dinâmica de engate, acionamento dos faróis e farol alto automático.

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A F-150 adiciona dez recursos de assistência ao motorista, como o Active Drive Assist, permitindo que ele dirija sem as mãos no volante em mais de 160.000 km de estradas duplas pré-mapeadas de Estados Unidos e Canadá, graças à câmera que monitora a posição da cabeça e o olhar do motorista. É um passo importante para o desenvolvimento de picapes autônomas do futuro.