Mercedes-AMG lança três carros exclusivos para comemorar 50 anos de sua vitória em Spa

Mercedes AMG - Caderno Garagem

A edição deste ano da prova “24 Horas de Spa” será especialmente importante para a Mercedes-AMG, afinal, foi nessa mesma corrida há 50 anos que a então desconhecida preparadora de motores AMG conseguiu chamar a atenção literalmente da noite para o dia. Hans Heyer e Clemens Schickentanz chegaram em primeiro lugar em sua classe e na segunda colocação geral com o Mercedes-Benz 300 SEL 6.8 AMG, modelo que ainda arranca suspiros de quem tem a oportunidade de vê-lo ao vivo. Assim, em homenagem ao feito, a Mercedes-AMG desenvolveu a série limitada “50 Years Legend of Spa”, composta por três modelos GT3 das diferentes gerações criadas desde 2010. As três unidades estarão expostas ao público pela primeira – e provavelmente última – vez durante o próximo fim de semana, quando será disputada a corrida na Bélgica.

As 24 Horas de Spa fazem parte de duas séries de corridas ao mesmo tempo: o GT World Challenge Europe e a Intercontinental GT Challenge. Esse ano, a bordo do carro da classe Pro da AKKA ASP Team estará o piloto brasileiro Felipe Fraga. Além dessa prova, Felipe pilotará o Mercedes-AMG GT3 nas etapas de Indianápolis (EUA) e Kyalami (África do Sul).

A série é formada por um Mercedes-Benz SLS AMG GT3, um Mercedes-AMG GT3 de 2016 e a versão atual do Mercedes-AMG GT3. Todos, de acordo com a fabricante, estão prontos para as pistas (embora não sejam homologados pela FIA) e trazem, além da famosa pintura vermelha inspirada na do 300 SEL 6.8 AMG de 1971, decoração idêntica, com espaços de patrocínio nas mesmas cores e posições das originais (mas sem as logomarcas).

Mercedes AMG - Caderno Garagem

Por dentro, as máquinas contam com acabamento em tom grafite metálico e quadro de instrumentos feitos de plástico reforçado com fibra de carbono. Ali também consta uma placa comemorativa com a assinatura do fundador da AMG, Hans Werner Aufrecht. Como se tratam de carros de competição – e que devem rodar somente em autódromos ou pistas de corrida – todos contam com sistemas de escapamento que permitem apreciar ao máximo o ronco dos motores AMG V8 de 6.3 litros, capazes de entregar incríveis 650 cv.

Mercedes AMG - Caderno Garagem

Nível máximo de exclusividade

Oficialmente, o SLS AMG GT3 deixou de ser produzido em 2015, mas, acredite, esta unidade “50 Years Legend of Spa” é novinha em folha. O segredo? A Mercedes-AMG recorreu ao último exemplar do carro disponível no armazém da montadora e montou o modelo – que, como define a própria fabricante, “não pode ser superado em termos de exclusividade”. Na cabine, o banco de competição traz uma plaqueta bem visível identificando a unidade como “1 de 1”.

Mercedes AMG - Caderno Garagem

Não menos imponente, o GT3 de 2016 pertence à primeira geração dos Mercedes-AMG GT devidamente preparados para competições. Além da decoração e dos detalhes internos, o modelo traz um item que o torna único: a numeração do chassi, que consta em uma placa de alumínio na cabine, com o número 100. Por fim, a série limitada é completada com o Mercedes-AMG GT3 modelo 2020, idêntico ao utilizado atualmente nas provas de endurance – como a 24 Horas de Spa.

Mercedes AMG - Caderno Garagem

“As edições especiais relembram um dos marcos mais importantes na história corporativa da AMG”, declarou Jochen Hermann, diretor técnico da Mercedes-AMG. “A corrida de 24 horas de Spa em 1971 é um exemplo do espírito da nossa marca: ousadia para enfrentar o impossível, vencendo desafios e convencendo com desempenho. Estou curioso para saber como será a resposta do público às nossas edições especiais. Tecnicamente e visualmente são destaques, não há dúvida disso. E a exclusividade dos três carros é realmente extraordinária!”, completou.

Mercedes AMG - Caderno Garagem

 

Está interessado em alguma dessas máquinas? Então é bom não esquecer que nenhum deles tem autorização para trafegar em vias públicas e que a montadora entrega os carros com pneus slicks, de competição. Os preços – em ordem crescente: o GT3 de 2016 custa € 500 mil, o GT3 atual sai por € 575 mil e o SLS AMG GT3 pode ser adquirido por “módicos” € 650 mil. Ah, sim, esses valores referem-se ao mercado europeu e não incluem impostos.