Veículos elétricos representam 1,4% do mercado brasileiro no primeiro semestre

Frota de eletrificados no país supera 56.000 veículos

Porsche Taycan - Caderno Garagem

O mercado de veículos eletrificados no Brasil bateu novo recorde de vendas no primeiro semestre. Foram emplacados 13.899 carros no período, que representam 1,4% do total de 1.006.685 veículos comercializados no país.

Em junho, houve o licenciamento de 3.507 veículos, superando o resultado de maio (3.102). Assim, o mês atingiu o inédito patamar de 2% de participação dos eletrificados na soma de automóveis e comerciais leves vendidos no mês (169.589).

Os eletrificados incluem automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos 100% a bateria (BEV). Excluem ônibus, caminhões e elétricos levíssimos.

Os 13.899 veículos emplacados no primeiro semestre indicam que a projeção da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) de 28.000 eletrificados vendidos ao longo do ano tem tudo para ser alcançada.

As vendas deverão passar de 30.000 veículos, ou seja, aumento acima de 50% sobre os 19.745 de 2020 — que, por sua vez, já haviam sido 66% superiores aos 11.861 de 2019. Segundo a ABVE, a frota de eletrificados em circulação no Brasil é de 56.168 carros.

Corolla Cross - Caderno Garagem

Para o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, um dos destaques do balanço é o expressivo crescimento das vendas de comerciais leves 100% elétricos. Essa tendência confirma o aquecimento do mercado de logística e demonstra opção das empresas do setor pelo transporte elétrico sustentável.

“Houve grande crescimento da eletrificação do transporte urbano de carga com a logística verde. Além disso, prefeituras como as de São Paulo e Rio de Janeiro vêm promovendo cidades mais sustentáveis”, afirma Maluf. No entanto, ele lembra que, apesar da evolução contínua, o Brasil está longe dos principais mercados globais em eletrificação do transporte.

“Atingimos 2% de market share em junho. É uma marca importante, mas é preciso avançar muito mais, sob risco de o Brasil ficar para trás na corrida pela eletromobilidade. A indústria brasileira e os empregos do futuro estão em jogo”, acrescenta.

Em paralelo ao crescimento de veículos elétricos e híbridos no mercado, a oferta de postos de recarga elétrica no primeiro semestre também cresceu. O total de eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil chegou a 754 em junho, mais do que o dobro dos 350 registrados no início do ano. Os números não incluem pontos de recarga em edifícios residenciais e comerciais privados.

Veja os veículos mais vendidos no primeiro semestre.

100% elétrico
1-Porsche Taycan 4S
2- BYD ET3
3- GM Chevrolet Bolt Premier
4- BMW I3
5- Porsche Taycan Turbo S

Híbridos
1-Toyota Corolla Cross XRX
2-Toyota Corolla Altis Premium
3-Toyota Corolla Altis HV
4- Toyota Corolla Cross XRV
5- Toyota RAV4H S AWD CNT elétrico/gasolina: 249