Factory Zero é o novo trunfo da GM para a eletrificação de seus carros

Montadora investe 2,2 bilhões de dólares em unidade que produzirá Hummer, Cruize Origin e Silverado

Fábrica GM - Caderno Garagem

A General Motors dá mais um passo para o futuro da eletromobilidade ao inaugurar a Factory Zero, unidade destinada à fabricação de veículos 100% elétricos. A montadora investiu 2,2 bilhões de dólares para renovar a antiga unidade de Detroit-Hamtramck que, entre outros modelos, produzirá a picape e o SUV Hummer, a Chevrolet Silverado e o Cruise Origin.

Todos os veículos elétricos serão produzidos sobre a plataforma Ultium da GM, considerada o coração da estratégia de produtos elétricos da empresa. A Ultium engloba arquitetura veicular e componentes de propulsão, como células de bateria, módulos, packs, unidades de acionamento, motores e eletrônica de potência integrada.

A Factory Zero servirá de modelo para futuras renovações fabris da GM. Na medida em que continuará a transição para um futuro totalmente elétrico, a GM vai economizar 15 bilhões de dólares em custos de capital até 2030, graças à renovação das instalações de manufatura existentes em comparação à construção partindo do zero.

Fábrica GM - Caderno Garagem

O valor cresce entre 20 bilhões a 30 bilhões de dólares na modificação total das fábricas da GM nos EUA para apoiar a produção de veículos elétricos. Esse capital pode ser redistribuído de forma mais estratégica para produtos, serviços e tecnologias adicionais voltados ao cliente.

“A fim de atender a transição para veículos elétricos, a capacidade de montagem da GM nos Estados Unidos chegará a 20% em 2025 e 50% em 2030”, afirma Gerald Johnson, vice-presidente executivo de manufatura e sustentabilidade global da GM. “A ideia da Factory Zero será replicada em outras fábricas ao redor do mundo nos próximos anos.”

Usando ferramentas virtuais e trabalhando em paralelo com equipes de engenharia de produção, a GM reduziu pela metade o tempo de inauguração da fábrica, de dois para menos de um ano.

Fábrica GM - Caderno Garagem

Segundo a empresa, 80% do processo de montagem de um veículo elétrico são idênticos ao dos carros a combustão. Isso possibilita ampliar o portfólio com mais rapidez, qualidade superior e menor custo.

A Factory Zero desempenhará papel importante no compromisso da GM de eliminar as emissões de novos veículos leves até 2035, tornando-se neutra em carbono até 2040. A companhia se comprometeu a investir 35 bilhões de dólares em automóveis elétricos e autônomos e tem planos para lançar, globalmente, mais de 30 modelos movidos a bateria até 2025.