Seminovos garantidos pela montadora são opção para falta de modelos 0 km

Veículos com alguns anos de uso revisados e com garantia da fabricante são uma alternativa interessante em tempos de falta de modelos novos

Seminovos - Caderno Garagem

A crise dos semicondutores e as restrições que o combate à Covid-19 ainda exigem afetaram e ainda estão afetando a produção de automóveis em todo o mundo. Por conta disso, quase todas as montadoras optaram por priorizar a fabricação de seus modelos mais rentáveis, de maior valor agregado e, claro, mais caros. Mesmo assim, tem muita gente se queixando sobre a dificuldade de encontrar determinados veículos – mesmo mais requintados – nas concessionárias para pronta entrega ou com prazo de espera razoável.

Assim, não é à toa que o mercado de veículos usados esteja aquecido. De acordo com os dados da Fenauto (entidade que reúne os revendedores no País), o primeiro semestre deste ano apresentou média diária de vendas superior àquela registrada em 2019 – antes da pandemia. Foram vendidos quase 59 mil carros por dia nos seis primeiros meses deste ano, contra 55 mil no mesmo período há dois anos.

Uma opção interessante para quem está de olho em um modelo com alguns anos de uso são os chamados “seminovos certificados”, veículos que foram adquiridos pelas concessionárias em negociações e passam por um rigoroso processo de avaliação e manutenção, antes de serem colocados à venda.

Opção de modelos premium mais em conta

A Mercedes-Benz, por exemplo, possui o programa Certified (https://www2.mercedes-benz.com.br/passengercars/buy/used-cars.html), que disponibiliza modelos de diversas marcas com até seis anos de uso ou 80 mil km rodados. Neles, itens como suspensão, freios, ar-condicionado, sistemas elétricos e de arrefecimento, além de motor, câmbio e transmissão passam a contar com garantia similar à de um modelo zero quilometro. Se o seminovo for da marca Mercedes-Benz, essa cobertura é válida por um período de até três anos após o fim da garantia de fábrica. Para modelos de outras marcas, a validade é de um ano.

A montadora informa que cerca de 30% dos seminovos comercializados pela empresa atualmente fazem parte do programa. E isso faz com que o modelo certificado se valorize em até 10% em comparação a modelos fora do programa.

Esse tipo de serviço também é oferecido por outras marcas premium. O da Audi é o Approved Plus (https://www.audi.com.br/br/web/pt/vendas/audi-approved-plus.html), com garantia de um ano, além da original da fabricante. A BMW oferece o Premium Selection (https://www.mercadolivre.com.br/a/store/bmw) com garantia de dois anos, mas restrito a modelos da marca. É parecido com o programa da Porsche (https://www.porsche.com/brazil/pt/approvedused/porscheapproved/), com a diferença que esta oferece modelos com até 15 anos de uso. E, mesmo sem ser premium, a Toyota também possui serviço de venda de seminovos (https://www.toyota.com.br/seminovos-certificados/), apenas com modelos da própria marca com até oito anos de uso ou 100 mil km rodados.

Mas atenção: não se esqueça de que, embora se tratem de modelos seminovos ou usados, a manutenção desses modelos é mais cara, pelo fato de a maioria requerer componentes importados ou mais sofisticados. Sem falar de seguro e impostos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*