Honda Accord Hybrid é confirmado para o Brasil

O sedã híbrido é o primeiro de três carros da Honda agendados para o nosso mercado

O Accord será o primeiro Honda eletrificado à venda no Brasil. Ele é o primeiro de três híbridos prometidos para o nosso mercado até 2023. Visualmente, ele é semelhante ao modelo a combustão. A maior diferença entre eles aparece no conjunto motriz.

Ao invés do 2.0 turbo de 256 cv de potência e 37,7 kgfm da versão Touring (R$ 204.900), a variante híbrida associa um motor 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson (mais eficiente que Otto), com 145 cv de potência e 17,8 kgfm de torque, a dois propulsores movidos a eletricidade.

O primeiro motor elétrico atua como um propulsor e sozinho oferece 184 cv e 32,1 kgfm, enquanto o segundo possui a função de gerador ao enviar energia para o propulsor elétrico e também ser responsável por recarregar o conjunto de baterias de íons de lítio (capacidade de 1,3 kWh), que está localizado sob o banco traseiro. As duas unidades elétricas, segundo o fabricante, trabalham em baixas velocidades ou para auxiliar nas acelerações.

Esta tecnologia chamada de e:HEV oferece uma potência combinada de 215 cv e, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental (EPA), o Accord Hybrid é capaz de registrar médias de 48 milhas por galão (equivalente a 20,4 km/l de gasolina). A transmissão é eletrônica continuamente variável (e-CVT). Não só amigo do meio ambiente, o sedã da Honda ainda oferece os modos de condução EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive.

O programa EV Drive possibilita uma dirigibilidade 100% elétrica com zero emissões de poluentes ao passo que a Hybrid Drive aciona o 2.0 a gasolina para fornecer energia e carregar as baterias. Por último, no Engine Drive o motor a combustão joga a força para as rodas, privilegiado a condução. Ao volante, é possível acompanhar pela central multimídia com tela de 7″ quais dos motores está em funcionamento.

Igual ao Accord Touring, a configuração híbrida do três volumes nipônico mede 4,889 m de comprimento, 1,862 m de largura e 1,450 m de altura. O entre-eixos é de generosos 2,830 m. Lado a lado com a versão Touring, o Accord Hybrid pesa 1.515 kg contra 1.547 kg do irmão. Já as rodas de 17″ utilizam pneus de medidas 225/50.

A Honda não divulgou os preços tampouco o pacote destinado ao nosso mercado. Aliás, o Accord Hybrid virá importado e chegará ao Brasil no próximo ano posicionado acima da versão Touring. Nos Estados Unidos, ele já está à venda pelo valor inicial de US$ 25.470.

Caso o fabricante decida pelo mesmo pacote de itens de série da configuração Touring, o Accord Hybrid também trará o Honda Sensing. Entre os dispositivos em prol da segurança estão: frenagem automática de emergência e de mitigação de colisão, controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, alertas de colisão frontal e de pontos cegos, sistema de manutenção e aviso de saída faixa.